Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governou da população governada, de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas de esquerda e direita, grupos separatistas e até por governos no poder.
Podemos, assim, dar as seguintes definições sucintas de terrorismo:
1) Terrorismo físico - Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses.
2) Terrorismo psicológico
3) Terrorismo de Estado - Recurso usado por governos ou grupos para manipular uma população
conforme seus interesses.
4) Terrorismo econômico - Subjugar economicamente uma população por conveniência própria (ver: embargo econômico).
5) Terrorismo religioso - Quando o incentivo do- Indução do medo por meio da divulgação de notícias em benefício próprio (ver: guerra psicológica e psicopolítica) terrorismo vem de alguma religião.
Atos terroristas clássicos incluem:- Atentado de 1993 ao World Trade Center;- Ataques de 11 de setembro de 2001 quando foram destruídas as Torres Gêmeas em Nova Iorque;- Atentado à Maratona de Boston de 2013.
Um dos mais recentes atentados terroristas foi o "Massacre do Charlie Hebdo" que atingiu o jornal satírico francês Charlie Hebdo em 7 de janeiro de 2015, em Paris, resultando em doze pessoas mortas e cinco gravemente feridas.
Segundo especialistas da área, existem centenas de definições da palavra terrorismo. A inexistência de um conceito amplamente aceito pela comunidade internacional e pelos estudiosos do tema significa que o terrorismo não é um fenômeno entendido da mesma forma, por todos os indivíduos, independentemente do contexto histórico, geográfico, social e político.
Segundo Walter Laqueur "Nenhuma definição pode abarcar todas as variedades de terrorismo que existiram ao longo da história."
FILMES SOBRE TERRORISMO

O filme foca-se na política de petróleo, e na influência global da indústria petrolifera, cujos efeitos políticos, econômicos, jurídicos e sociais, são sentidos por um agente da CIA (George Clooney), um analista de energia (Matt Damon), um advogado de Washington (Jeffrey Wright), e um jovem trabalhador desempregado paquistanês (Mazhar Munir), em um país árabe no Golfo Pérsico.
O ponto de partida para o filme corresponde aos trágicos acontecimentos ocorridos durante os Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique. A 5 de Setembro, oito palestinianos mascarados (autodenominado "grupo Setembro Negro") invadiram a aldeia olímpica, mataram dois atletas israelitas e raptaram outros nove. Depois exigiram a saída em segurança do país e a libertação de 200 prisioneiros árabes. No entanto, quando chegaram ao aeroporto foram confrontados com a polícia alemã e desse confronto resultou a morte dos nove reféns.
LIVROS SOBRE TERRORISMO

O conflito entre Israel e Palestina, as Guerras do Golfo, do Iraque, do Afeganistão, e até os recentes combates na Líbia. Todos esses embates que marcam nossa história recente estão à sombra da relação entre Estados Unidos e Oriente Médio.
Este é o primeiro volume de uma trilogia que se propõe a analisar as raízes desse conturbado e complexo jogo de aproximações e distanciamentos, de embates e alianças. Através da visão crítica de Jean-Pierre Filiu, especialista em islã, e da arte consagrada de David B., referência internacional das histórias em quadrinhos, desvendaremos como as potências coloniais europeias cedem lugar à influência dos Estados Unidos, que se erguem como gigantes no cenário mundial.

As guerras já não são mais as mesmas. Em vez da confrontação militar formal, o mundo vem assistindo a uma série de guerras "irregulares", como terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência e conflitos assimétricos em geral. Alessandro Visacro, profundo estudioso do assunto, nos oferece um amplo panorama dos movimentos que alimentam essas guerras: embasamento político, estratégia, táticas e resultados obtidos. O livro mostra ainda quais os grupos que obtiveram sucesso e por que, assim como os métodos utilizados pelos Estados que derrotaram ou estão obtendo sucesso contra esses movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário