domingo, 17 de maio de 2015

Livro , Filme

                                             Livro


                                                 Vinte Mil Léguas Submarinas

                                                              De Jules Verne

                                                          Síntese


        No ano de 1866 o mundo é abalado por um acontecimento fantástico: no mar, vários navios haviam cruzado com um enorme objeto, longo e fusiforme, às vezes fosforescente, muito maior do que qualquer animal marítimo e com uma velocidade de locomoção incrível. O que mais assombrava, no entanto, eram os acidentes que ele supostamente provocava, levando alguns navios a pique e deixando outros com sérias avarias. O professor adjunto do Museu de História Natural de Paris, Pedro Aronnax, tentando decifrar a identidade do monstro, criou a hipótese de que seria um enorme narval. Narval ou não, o fato é que era perigoso, sendo necessária à sua captura. Com esta finalidade uma veloz fragata chamada Abraão Lincoln parte pelos mares à procura do monstro. Aronnax é convidado para esta viagem e, junto com seu fiel ajudante Conselho partem. A bordo conhecem Ned Land, o rei dos arpoadores. Canadense de quase 2 metros de altura, aspecto sisudo, às vezes violento. Depois de percorrerem os mares à procura do narval, finalmente o encontraram e, após várias tentativas de atingi-lo com arpões e granadas, a estranha criatura provoca duas enormes trombas - d’água que inundam a fragata derrubando homens e rebentando os massames dos mastros. O professor, Conselho e Ned Land se perdem da fragata e vão parar em cima do monstro, que para surpresa dos três tratava-se de um submarino. Eles são recolhidos por tripulantes e conhecem o estranho e fascinante capitão Nemo. Homem de estatura elevada, testa larga, mãos finas e alongadas, olhar altivo e calmo, versado em diferentes línguas, seu sotaque, no entanto, não deixava transparecer sua nacionalidade. Falava com a tripulação numa língua diferente que os três náufragos não compreendiam. Apresentou-se como sendo dono e capitão do Náutilo, seu submarino. O capitão conta que é um homem muito rico e que construiu o submarino em total sigilo numa ilha deserta. Ele e a tripulação partiram da terra para nunca mais voltarem. Fica claro o sentimento de ódio que o capitão nutre pela sociedade em geral. A sua vida agora é nas profundezas da água, e é daí que ele retira alimento, roupas e outras riquezas. Para preservar sua sigilosa existência Nemo decide manter os três a bordo do Náutilo, negando-lhes a possibilidade de voltarem à terra. A partir de então inicia-se uma grande aventura pelos mares do planeta. Partindo do oceano Pacífico nas costas do Japão, o Náutilo navega ainda pelo Índico, Mar Vermelho, Mediterrâneo, Atlântico, os mares austrais e boreais, percorrendo um total de 20 mil léguas. Chegam até mesmo ao Pólo Sul, terra até então nunca visitada pelo homem. E vão encontrando maravilhas e desvendando mistérios, com uma narração tão perfeita que torna possível ao leitor sentir-se como se estivesse a bordo. O principal mistério, no entanto, não é revelado: a história do capitão Nemo. Após um violento massacre no qual o Náutilo afunda um navio de guerra exterminando toda a tripulação, o professor Aronnax decide que está na hora de fugir, e junto com seus amigos promovem uma fuga bastante perigosa. Sem que soubessem, o Náutilo estava próximo ao maelstrom, o irresistível turbilhão do qual nenhum navio pôde sair. Por fim, Ned, Conselho e o professor conseguem se safar. O destino do Náutilo é desconhecido.

                                          Filme

                                            Uma Mente Brilhante

                                                       Síntese


O filme Uma mente brilhante apresenta a história de vida do matemático John Nash, cujas idéias influenciaram as teorias econômicas, a biologia da evolução e a teoria dos jogos.  John Nash se destacou como um brilhante matemático, inteligentíssimo, mas sofre de esquizofrenia.
A história inicia com o ingresso de John na Universidade de Princenton, quando ganhou uma bolsa de estudo, em setembro de 1944. Ele não era uma pessoa sociável, tinha um comportamento arrogante, sempre criticava os trabalhos desenvolvidos pelos outros estudantes colegas de curso. Os estudantes sabiam que ele era muitíssimo inteligente, mas devido ao seu jeito estranho no trato com as pessoas, John era sempre alvo de gozações. Logo no início do curso conheceu seu colega de quarto Charles, que se tornaria seu melhor amigo.
Considerando as aulas da universidade chatas, nada atrativas, uma perda de tempo, como costumava dizer: eram somente para decorar “tolas suposições de reles mortais”, Nash decidiu não mais frequenta-las. E ambicioso, objetivando reconhecimento do meio científico, passou a buscar veementemente uma ideia original, que pudesse se destacar. Foi num bar conversando com os outros estudantes que ele teve a inspiração para a sua “ideia original” a Teoria de jogos não corporativos, uma teoria que contradizia 150 anos do reinado de Adam Smith o pai da economia moderna. Esse fato fez com que ele conseguisse um trabalho de pesquisa no Laboratório do MIT. Logo após de se formar Nash foi trabalhar no Laboratório do MIT e também lecionar na universidade, foi nessa época que conheceu Alicia, uma de suas alunas, com quem se casou.
O filme é muito interessante! Ao mesmo tempo em que apresenta o grande talento e o envolvimento de Nash com a matemática, revela também, os sintomas da esquizofrenia e seus desdobramentos.
Como sofria de esquizofrenia John vivia histórias paralelas, a vida real e as histórias criadas pela sua mente. Em seus delírios imaginava que fazia parte de uma operação secreta de Estado e que foi contratado por Willian, um importante militar do serviço secreto de seu país, para decifrar códigos no período da guerra fria. Acreditava conversar com esse agente e a receber missões para realizar. Com o passar do tempo, após envolver-se em algumas missões, John Nash fica cada vez mais paranoico e agitado achando que estava sendo perseguido. Esse comportamento deixa sua esposa Alicia muito preocupada. Certo dia ao ministrar uma palestra, John teve um ataque paranoico de perseguição e Alicia resolve interná-lo num hospital psiquiátrico. Ele é diagnosticado como esquizofrênico. A partir daí descobre que Charles seu amigo de quarto, a sobrinha de Charles, Marce, uma menina de mais ou menos 8 anos, que também na sua imaginação conheceu, o agente Willian e as missões não eram reais, eram alucinações causadas pela esquizofrenia. John passa por vários tratamentos dentre eles o choque elétrico e recebe vários medicamentos durante um ano.
 Alicia acompanha todo tratamento, apoiando-o, ela foi uma grande companheira que sempre estava ao seu lado ajudando-o.
Após muito sofrimento, John finalmente se convence que essas pessoas que via e conversava eram alucinações, analisando racionalmente percebeu que os anos passaram e a menina nunca crescia. Num esforço pessoal muito grande decidiu lutar para curar-se e livrar-se das alucinações e num exercício constante da razão, John criou estratégias para evitar as alucinações e controlá-las.
Sempre com o apoio de Alicia e como um meio de curar-se da esquizofrenia, John voltou à Universidade de Princenton, sendo recebido por um antigo amigo que o autorizou a frequentar e retomar suas pesquisas. Essa oportunidade o ajudou muito e com o tempo John conseguiu controlar-se e demonstrar uma recuperação.
Após alguns anos, John voltou a lecionar. E em 1994, ganhou o prêmio Nobel de Economia, o tão desejado reconhecimento, pela sua importantíssima contribuição em Teoria dos Jogos, que foi aplicada a diversas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário