domingo, 28 de junho de 2015

Filmes







RESENHA DO FILME “V de Vingança”

 “V de Vingança” se passa numa Inglaterra futura, século XXI. Retrata a história de uma jovem que, depois de contrariar o toque de recolher, se encrenca com os Homens Dedo (tipo de policiais) e é salva por um misterioso mascarado de codinome “V”, que depois a acolhe e lhe revela alguns de seus planos para derrubar o cruel governo e devolver ao povo a liberdade e a capacidade de questionar algumas ações de quem deveria representá-los e não reprimi-los. Ao tentar descobrir a verdade sobre V, a jovem acaba descobrindo a verdade sobre quem ela é realmente e, termina se aliando aos planos de V.V organizava diversas ações terroristas com o objetivo de chamar a atenção do povo em relação ao governo cruel e corrupto que os liderava. Um governo eu prendia, torturava e eliminava negros, homossexuais; manipulavam o povo por meio da mídia televisiva. Prothero era um apresentador de TV, conhecido como a “Voz de Londres”, responsável por discursos de propaganda do governo para fazer um tipo de lavagem cerebral na população. O governo tinha várias semelhanças com um tipo de regime totalitário, o Nazismo. O maior plano de V começava no dia 5 de novembro. Esse plano se baseava numa história de um homem que tentou explodir o prédio do Parlamento como forma derepreensão ao governo tirânico, falou e terminou sendo enforcado. V pesava que explodindo o prédio do Parlamento poderia mudar o mundo. Tendo semelhanças aos campos de concentração nazista, V passou maior parte de sua vida num laboratório do governo, onde eram feitas experiências com pessoas consideradas bastardas oudegeneradas, ateus e homossexuais, para a criação de uma arma biológica. A razão no qual V usava uma máscara era porque seu rosto e corpo estavam desfigurados por taisexperiências.Uma das cenas mais surpreendentes do filme foi a da marcha de rias pessoasmascaradas como V, a marcha dos Vs. V tinha se tornado um herói para elas. A história abordada no filme mostra às novas gerações, que os erros cometidos em um passado próximo continuam possíveis de ocorrer. Isso funciona como alerta contraposições não-satisfatórias, contra soluções para problemas que merecem uma melhor reflexão. O filme remete o fato de que por meio da censura, o expressamos pensamentos e não manifestamos anseio por liberdade, deixando que nos manipulem, até no modo de agir, sempre seguindo à risca regras, informações falsas que devem ser obedecidas e aceitas como verdade sem direito de qualquer questionamento contrário.


RESENHA DO FILME “NARRADORES DE JAVÉ"
Narradores de Javé, um filme brasileiro de 2003, do gênero drama, dirigido por Eliane Caffé, conta a história dos moradores do vilarejo do Vale de Javé e o temor destes: uma represa que precisa ser construída e com isso a cidade de Javé será alagada. E para impedir tal fato, a única chance que eles têm é a de provar que a cidade possui um valor histórico a ser preservado. Para isso, precisam colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho. Como a maioria dos moradores são analfabetos, para preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, então, recorrem ao ex-carteiro da cidade. Nesse contexto, o filme aborda diversos temas como, a formação cultural de um povo; heranças históricas; crenças; valores; oposição entre memória, história, verdade e invenção; importância da oralidade na construção cientifica; dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo.
Quebrando a banca (2008)

Ben Campbell (Jim Sturgees) é um jovem tímido e superdotado do MIT que, precisando pagar a faculdade, busca a quantia necessária em jogos de cartas. Ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro. O grupo é liderado por Micky Rosa (Kevin Spacey), um professor de matemática e gênio em estatística, com quem consegue montar um código infalível. Contando cartas e usando um complexo sistema de sinais, eles conseguem quebrar diversos cassinos. Até que, encantado com o novo mundo que se apresenta e também por sua colega Jill Taylor (Kate Bosworth), Ben começa a extrapolar seus próprios limites.

 

O preço do desafio (1988)

Aclamado pelas platéias é a dinâmica saga de heróis da vida real, determinados a ter êxito num desafio para poucas pessoas: o Exame Nacional de Cálculos Avançados. Edward James Olmos (indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1988) nos dá uma performance extraordinária como o indômito Jaime Escalante, um professor de matemática numa escola em East Los Angeles, o Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio como fracassados. Escalante é persuasivo, empurra, ameaça e inspira 18 garotos que estão lutando tornarem bons em matemática
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário